Música

O ESTILO MUSICAL DOS ANOS 60

Desde o final dos anos 50 vinha o Brasil lutando para se libertar do complexo de “país de segunda classe”. Nossa cultura popular e musical carregava a síndrome de “vice” na maioria do povo, por causa do vice campeonato no mundial de 50, de Marta Rocha no concurso Miss Universo e a desclassificação no mundial de 54.

O sucesso da bossa nova com aceitação internacional, a conquista do bicampeonato mundial de futebol em 1962 no Chile, a conquista da Palma de Ouro em 1962, pelo filme brasileiro O Pagador de Promessas, as vitórias de Maria Esther Bueno no tênis e outras conquistas de afirmação nacional fizeram da década de 60 um período de grande exacerbação de nacionalismo.

A cultura musical brasileira acompanhou todas essas mudanças com a afirmação da bossa nova e o surgimento das músicas de cunho social, apresentadas principalmente nos “Festivais de Música Brasileira”, principalmente os da TV Excelsior e TV Record, assim surgiram composições sociais de Sérgio Ricardo, Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Teo de Barros, Torquato Neto, Heraldo do Monte, Airto Moreira, Hilton Acioli e muitos outros.

Festival de música na Record

Compositores não engajados nos movimentos sociais também passaram a compor músicas de fundo social em função da censura imposta pelos governos militares da época.

A grande divulgação de cantores americanos de rock através do cinema e gravadoras ajudou também o nascimento do rock brasileiro com ampla divulgação da mídia nos anos 60. Um dos principais incentivadores foi o compositor e radialista Carlos Imperial que fundou em 1958 o Clube do Rock, no Rio de Janeiro, onde se apresentavam e se reuniam os amantes do rock. Nesse clube Roberto Carlos e Erasmo Carlos iniciaram suas carreiras.

A parcela de público que preferia músicas oriundas do rock passou a ter seu espaço musical com programas específicos na televisão, cujo ápice foi o programa “Jovem Guarda” iniciado em 1965 com Roberto, Erasmo e Vanderléia permanecendo no ar pela TV Record durante vários anos.

Programa Jovem Guarda na TV Record

Sob influência da Jovem Guarda e dos Beatles nasceu em 1967 o Tropicalismo, movimento de vanguarda liderado por Caetano Veloso, Rogério Duprat, Gilberto Gil, Júlio Medaglia e outros. Suas principais composições foram Tropicália, Domingo no Parque e Alegria, Alegria onde era incentivada a universalização da música brasileira inclusive com utilização de guitarras elétricas e absorção de vários gêneros musicais: pop-rock, música de vanguarda, frevo, samba, bolero, etc.

Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil (Tropicália)

Assim na década de 60 três novas grandes vertentes musicais podem ser identificadas: bossa nova, músicas sociais de festivais e rock da jovem guarda, evidentemente músicas com ritmos tradicionais como samba, samba canção, músicas de carnaval e músicas regionais continuaram a ter seu espaço mas com menos divulgação e menor sucesso que as três citadas.

O MOVIMENTO QUE AGITOU A DÉCADA DE 60

A Jovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu como um programa de televisão, exibido pela TV Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político.


Programa Jovem Guarda (TV Record)

Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, Celly Campello. Com isso, faziam uma variação nacional do rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê"(expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night", batizado no Brasil de "Os Reis do Iê-Iê-Iê"), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 50/60, comandado por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles.

O movimento impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. Foi identificado como do público jovem, porém, agradou pessoas de todas as idades. Com o tempo foi surgindo vários outros programas no mesmo estilo, assim como vários artistas obscuros, que incluíam a Psicodelia, a Soul Music e o Rock'N'Roll no Iê-Iê-Iê. Muitos consideram o seu fim juntamente com o fim do programa, em 1968, mas podemos dizer que se estendeu até meados de 1970.

Entre os artistas do movimento destacaram-se Celly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos,Wanderléa, Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Arthurzinho, Ronnie Cord, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso,Bobby di Carlo, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Waldirene, Diana (cantora), Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Trio Esperança, Ed Wilson, Evaldo Braga e as bandas, Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers. Entre os principais sucessos estão Quero Que Vá Tudo Pro Inferno, Festa de Arromba, Pare o Casamento, Garota do Roberto, Biquíni Amarelo, Meu Bem, Eu Daria a Minha Vida, O Bom, Roda Gigante, Rua Augusta, Namoradinha de um Amigo Meu, Ternura, O Caderninho, Tijolinho, Feche os Olhos, A Festa do Bolinha, O Bom Rapaz e Menina Linda. A partir dos anos de 1990, regravações da Jovem Guarda feitas por outros grupos fizeram sucesso entre os adolescentes.


Programa Jovens Tardes (TV Globo), sucesso nas tardes de domingo